segunda-feira, 19 de outubro de 2015

ANÁLISE MESTRE #2 - YAKUZA 4


DETONANDO EM KAMUROCHO

Muita gente provavelmente ouviu falar dos yakuza (também sem S no final, tá virando uma moda nas minhas análises), a lendária máfia japonesa. Pois bem, eles foram o tema da série de games da SEGA com o mesmo nome. Você provavelmente deve ter visto em algum momento o jogo ''Yakuza'' para PS2, que era tão chamado por aqui de  ''GTA no Japão'' (que, honestamente, está bem errado. Basicamente todo jogo de mundo aberto era chamado de ''GTA'' alguma coisa na época PS2). Pois bem, aquele jogo deu ínicio de uma série com várias sequências. Essa série é bem ''PlayStation'', todos os jogos foram sempre exclusivos para sistemas da Sony (com exceção do 1 e 2, que receberam uma versão HD para o Wii U apenas no Japão). Hoje estou aqui para falar do Yakuza 4, exclusivo para PS3 ,que é bem divertido e bom para iniciantes na série.

SEGAAAAAAA(não, esse grito icônico não está presente aqui)

Para quem na sabe; os três Yakuza anteriores seguiam a história de Kazuma Kiryu, que é  um ex-yakuza. Porém, muita coisa aconteceu com ele no período desses 3 jogos, em que nós, os gamers, sempre controlávamos apenas ele. Em Yakuza 4 isso mudou. Foram introduzidos 3 novos personagens jogáveis. Akiyama, Tanimura e Saejima, todos com estilos de luta e missões diferentes. E todos acabam se conectando na história do jogo. Mas evitarei spoilers aqui, não falarei muito da história.

                                       Saejima, Kiryu, Akiyama e Tanimura, respectivamente

O jogo se passa em Kamurocho, uma cidade fictícia no Japão (mais que é muito semelhante em Kabukicho). Há varias atividades para serem feitas nessa pequena cidade, como pescaria, casino, pachinko (Konami curtiu isso), clubes de hostess, lojas, entre outras. Também encontramos por aqui as missões secundárias, diferentes para todos os personagens. As missões secundárias, porém, não aparecem no mapa. Você tem que explorar Kamurocho para descobrir-lás. E não á veículos; o único jeito de andar pela cidade é a pé. Ou seja, meu amigo, você vai caminhar. E muito. E digamos que os personagens não são tão rápidos assim...Também não tem como marcar locais no mapa. Porém, Kamurocho é bem pequena. Não é tão tediante quanto parece. Porém, imagine algo assim em um jogo com o mapa do GTA V...

                                                       Você vai memorizar esses lugares...

Outra coisa que você vai encontrar pela cidade são os valentões. Sério, tem muita gente querendo quebrar sua cara nas ruas. Muita. Um jeito de evita-lás é andando furtivamente por trás do inimigo, tentando não ser visto. O que é isso, Metal Gear? Ou você pode simplesmente correr dele. Ou pegar outro caminho. Ou, sei lá. Lutar contra eles tem suas vantagens. Sempre quando você vencer a luta, você pode ganhar dinheiro e nivel de experência (EXP). É meio que parecido com os games de Pokémon, quando um outro treinador aleatório te avista. Mas aqui também tem outras recompensas; como antidotos para recuperar sangue. Ah, e devo mencionar: Saejima, no decorrer do jogo, cria alguns ''probleminhas'' com a polícia, e quando você joga com ele, tem vários policiais espalhados pelas ruas. Se algum deles te avisar, ao invés de uma luta, você será levado á uma cena de perseguição, onde você tem que fugir do policial. Não é díficil, mas também não há recompensas.

                                            Esses carinhas vão tentar te parar. Muitas vezes.
                                         
O combate nesse jogo está muito divertido! Nas lutas, você tem um barra em baixo do sangue, chamada ''HEAT''. Como você enche a barra HEAT? Dando porrada, é claro. Quando ela enche você pode dar um ataque especial que tira muito sangue do inimigo. As vezes, tem armas no local que você pode pegar, como bastões. Até mesmo armas de fogo! Você pode desbloquear mais ataques com as moedas que você ganha quando sobe de nível com o personagem. Como você sobe de nível? DANDO PORRADA, é claro. Mas também por ganhar pontos de experiência de missões secundárias.

                                                                        POW! Kick!

Cada personagem tem suas ''missões'' únicas. Tanimura, como detetive, recebe mensagens pelo rádio da policia para solucionar tumultos em Kamurocho e manter a paz. Saejima acaba se juntando á um dojo, onde você pode treinar outros lutadores e assistir eles nos torneios. Kiryu se involve em lutas contra 7 gangues diferentes, e Akiyama, além de poder criar vínculos de amizade com donos de lojas, também pode contratar garotas para seu próprio clube hostess. Além, é claro, das missões secundárias, cujo várias tem histórias interessantes e outras...bem, digamos que sejam ''esquisitas''...

             O Homem-Curry é o héroi que Kamurocho merece, mas não o que ela precisa agora.


No geral, Yakuza 4 é um jogo muito divertido e cheio de coisas para fazer. Os novos personagens introduzidos são ótimos e um belo toque para a série. Pessoas que nunca jogaram os Yakuza anterior podem se confundir um pouquinho na história, mas ainda é um belo lugar para começar. Porém, tem umas partes meio ''chatinhas''. Yakuza 4 recebe a nota de 4/5.

 

O jogo esteve grátis mais cedo nesse ano para assinantes da PS Plus no PS3. Uma pena que muita gente deve ter perdido essa oportunidade.
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Galera, está ai; outra análise do Mestre. Isso é so o começo, pretendo realizar várias outras no futuro!
Caso você não tenha visto, cheque minha análise sobre o amiibo do Ike.

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